CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

Baseado nas descobertas do alemão psicoterapeuta Bert Hellinger, em que somos influenciados por três leis naturais que atuam nos relacionamentos humanos. As quais ele, inicialmente, chamou de Ordens do Amor, conhecidas também como Leis Sistêmicas. Assim como a lei da gravidade, estas leis sempre existiram e sempre atuaram sobre nós, mesmo sem termos consciência da influência das mesmas.

Sendo elas:

Pertencimento: estabelecido pelo vínculo, todos têm direito de pertencer ao seu sistema familiar.

Ordem: estabelecida pela ordem de chegada em um sistema, hierarquia do sistema em que a pessoa está vinculada.

Equilíbrio: estabelecido pela troca entre dar e receber, nas relações.

Quando estes princípios são violados, surgem compensações que atuam nos membros pertencentes ao sistema, tendo consequências como: depressões, doenças, problemas nos relacionamentos, seja familiar, amoroso e no âmbito profissional. Dificuldades financeiras, acidentes, entre outras situações.

Constelação familiar em grupo

Na constelação em grupo o atendimento ao cliente ocorre em formato de workshop, este traz uma situação de sua vida da qual ele não consegue resolver sozinho, ou até mesmo com outras técnicas. Através de representantes, o cliente vai tomando consciência, das dinâmicas ocultas, em sua vida e no seu sistema familiar, e com isto, pode dar um lugar, perceber o que precisa mudar, o que impede de ter seu desenvolvimento pessoal.

Muitas vezes o processo é bem profundo e a constelação continua atuando na vida da pessoa e no seu sistema familiar, por semanas, meses e até mesmo anos. Desta forma é necessário um tempo entre uma constelação e outra.

Representantes nas constelações em grupo

Em uma constelação familiar em grupo, você pode ser convidado para ser um representante de alguém, quando isso ocorrer, apenas se permita sentir as sensações de seu corpo e se movimente mediante o que sente. Pode ter vontade naturalmente de olhar para baixo, chorar, rir e as vezes deitar etc, isso são sensações corporais e emocionais que passam assim que finalizar a constelação. Não é nada ligado a fenômenos religiosos. Normalmente mais pessoas estarão neste processo de representante com você.

Através dos representantes e do próprio cliente e do conjunto de acontecimentos, a dinâmica se desenvolve, o constelador, juntamente com seus conhecimentos vai sentindo e ampliando suas percepções sobre o campo do sistema familiar do cliente, aos poucos vai encontrando possíveis soluções para o tema abordado.